O quadril é uma estrutura complexa do corpo humano, formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur. Contando com estruturas envoltas por diversos músculos, tendões e ligamentos, o quadril pode ser acometido por uma série de doenças que vão desde lesões, inflamações, fraturas, até necrose.
Sentir dor no quadril pode ter inúmeras causas como: lesões pélvicas, artrite, bursite, tendinite, osteonecrose, fraturas, dores lombares, pubalgia, entre outras patologias. Mas a enfermidade que mais acomete o quadril é a Artrose.
O que é a Artrose?
A artrose, ou osteoartrite, é uma das doenças degenerativas mais comuns, pois as cartilagens do corpo se desgastam naturalmente ao longo dos anos, devido à grande intensidade de uso e alterações fisiológicas da idade. As cartilagens não podem ser substituídas ou regeneradas, por isso é importante a prevenção, para evitar o atrito exagerado entre as estruturas articulares.
Atingindo de 5 a 10% da população, principalmente mulheres com idade superior a 55 anos. Embora, na maioria das vezes, seja provocada pela deterioração da cartilagem, outras condições podem estar envolvidas no começo da doença. Entre elas: obesidade, idade avançada, displasia, sobrecarga articular, doenças inflamatórias, sequelas de traumas e processos infecciosos.
Qual o principal sintoma da Artrose?
O principal sintoma é a dor ou incômodo leve na região da coxa, gerando um incômodo maior durante a prática de esforços, seja para andar ou praticar atividades físicas. Com o passar do tempo, a dor pode intensificar e potencializar, desgastando o tecido cartilaginoso.
Tem como se prevenir da Artrose?
O desgaste natural das articulações está ligado diretamente ao envelhecimento, realizar atividades físicas com cautela e supervisão de um profissional, é um bom método para trabalhar a prevenção. Mas deve-se ter cuidado, pois realizar um esporte ou atividade física de forma incorreta ou intensa, pode acarretar em uma pressão maior do que aquela que as cartilagens estão fadadas a lidar.
Qual o tratamento para Artrose?
Medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia podem ajudar a reduzir a dor e manter o movimento articular. Uma vez que ainda não foi descoberta a cura, o enfoque terapêutico está voltado principalmente para o controle dos sinais e sintomas para desacelerar a progressão da doença.
Como a fisioterapia pode ajudar com problemas de Artrose?
Uma pesquisa feita pelas Sociedades Brasileiras de Ortopedia, Traumatologia e de Reumatismo aponta que 10 milhões de brasileiros sofrem de artrose, porém apenas 40% se tratam. Para controlá-la, a fisioterapia está entre os tratamentos mais indicados.
A fisioterapia tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a mobilidade e aumentar a força muscular, devolver flexibilidade e aliviar a rigidez. O tratamento pode contar com recursos como: liberação miofascial, magnetoterapia, fortalecimento do complexo propulsor, treino de controle motor, mobilizações articulares com o objetivo de melhorar a mobilidade do movimento, entre outros recursos.
Especialistas dizem que pessoas de todas as idades estão sujeitas a ter problemas no quadril, mas nos jovens, é mais comum ocorrer a artrite reumatoide, enfermidade causada por uma alteração no sistema imunológico.
Kommentit